quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Disney & Marvel – Uma fusão bilionária

marvel_disney

O que um simpático camundongo tem a ver com um herói picado por uma aranha e mais 5 mil outros personagens? Eles possuem apenas um dono, a Walt Disney Company.

Isso mesmo, o maior conglomerado de entretenimento do mundo, mais conhecido como Disney pegou todo o mercado de surpresa ao anunciar nesta segunda-feira a compra da Marvel Entertainment, Inc. A operação, que custou em torno de 4 bilhões de dólares em dinheiro e ações, reúne em um portfolio só as maiores franquias de entretenimento do mundo.

Um ponto importante de se lembrar é que, independente, do acordo já estar assinado pelas empresas, a fusão deverá ser analisada e aprovada pelo governo americano com base na lei antitruste.

Esta fusão não é apenas uma compra para aumentar o portfolio, mas uma aquisição e união de expertises, já que a Disney não consegue emplacar os seus quadrinhos no mercado americano a algum tempo e a Marvel ficou no esquecimento com as suas animações para cinema e televisão.

Lembrando que toda essa “brincadeira bilionária” acontece simultaneamente com o sucesso de vendas no iTunes da motion comic Spider-Woman: Agent of Sword, primeira HQ da Marvel produzida para iPod, e dos seguidos boatos que a Apple estaria preparando um leitor de e-HQ’s e-Books, algo como o Kindle.

Coincidência ou não Steve Jobs está no meio deste furacão de acontecimentos interligados. Uma vez que o “big boss” da Apple também é o maior acionista individual dos estúdios Disney. Um fator interessante de se observar nas entrelinhas. Estaria ele tentado tornar-se uma lenda (maior ainda) do mundo do entretenimento?

Não sabemos! Só nos resta esperar para que o Homem Aranha, depois de visitar o presidente Barack Obama, não dê uma passada na vizinhança do Mickey ou que o Pato Donald fique verde de raiva, como o Hulk, depois do Homem de Ferro ter quebrado o seu novo modelo do iPod acidentalmente.

0 comentários:

Postar um comentário