quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Especial: Final Fantasy VII: Advent Children



O nome Final Fantasy surgiu no Japão em 1987, com o lançamento do seu primeiro jogo para o videogame NES. A marca de RPG rendeu até hoje 12 jogos, em versões distribuídas para todos os consoles, além do lançamento de seu 13° game, previsto para este ano. Levando a credibilidade de todo esse sucesso, em 2001, o criador do Hironobu Sakaguchi decide fazer uma grande aposta ao produzir, junto a produtora Square, um filme baseado em Final Fantasy, na qual acabou se tornando uma verdadeira inovação.

Este foi o filme que revolucionou a indústria cinematográfica, onde “atores reais” ganharam vida através de uma computação gráfica de última geração. A adaptação da série aos cinemas começou a ser produzida em 1997 e levou cerca de quatro anos para ficar pronta, deixando fãs curiosos e custando aos cofres do estúdio Square US$ 137 milhões que, em 2001, seria lançado nos cinemas com o título de Final Fantasy: The Spirits Within (ファイナルファンタジー, no Japão).

Sinopse: O filme conta a história de uma Terra infestada de alienígenas no ano de 2065. Os humanos vivem em “cidades barreira”, todos numa tentativa de livrar o planeta dos Phantoms, uma misteriosa raça alienígena. A única esperança vem da cientista Aki Ross e de seu mentor, Dr. Sid, que tem um plano de destruir os Phantoms sem causar danos ao planeta, mas um general chamado Hein está determinado à usar o canhão espacial “Zeus” para destruir os Phantoms - mesmo que isso cause danos à Terra no processo.

Mesmo com toda a inovação imposta, o filme acabou se saindo pior do que pensava. Saiu-se muito mal nos cinemas. O longa teve uma arrecadação total em torno de US$ 60 milhões no mundo todo e não chegou à metade do que foi gasto com a produção. O estúdio Square, que ficou conhecida, principalmente, pela série Final Fantasy, acabara feito um gravíssimo erro, já deixaram de aproveitar o rico enredo que a série oferecia, resultando num alvo de inúmeras críticas. Os fãs chegaram a ficar envergonhados de tão grande que foi a decepção. Para não falir, o estúdio Square se fundiu à sua maior concorrente, o também estúdio japonês Enix. Em 01 de Abril de 2003, o resultado da união das duas empresas foi a Square-Enix que, em quatro anos, foi da quase falência para o mundo. Em 2005, o agora unificado estúdio Square-Enix, produz o filme Final Fantasy VII: Advent Children, e lava até a alma do extinto estúdio Square.

Nesse novo filme, com direção de Tetsuya Nomura, tamparam totalmente os antigos erros do seu primeiro filme seguindo fielmente o enredo do game, trazendo os personagens mais aclamados pelos fãs. Mas a idéia inicial não foi diretamente um longa. A Square-Enix selecionou exatamente os principais personagens e criou uma OVA, digamos assim, em computação gráfica. Tal projeto agradou muito os fãs e animou tanto o estúdio que resolveram, antes mesmo de o lançarem, criar um novo longa da série baseado na série.

A primeira diferença em relação ao primeiro filme é no design dos personagens, que seguiu as riscas o modelo dos jogos, não tentando dar um ar de alto padrão de realismo. Para fortalecer o sucesso, aumentaram demais o nível da computação gráfica usada, mas nas paisagens não economizaram realismo, tudo ficou com a mais alta e profunda perfeição. Tais efeitos são realmente incríveis. O filme foi disponibilizado em DVD em Setembro de 2005 no Japão e vendeu, na primeira semana de lançamento, mais de 400 mil cópias. No Brasil, o filme chegou em Abril de 2006.

Sinopse: Dois anos se passaram, a cidade de Midgar ficou em ruínas e a Shinra falida. Mas todos estão tentando se recuperar. Surge uma doença chamada Geostigma, que se espalha rapidamente a ainda não há cura. Antigos inimigos voltam à ativa. Com essas ameaças, Cloud é forçado a largar sua solidão e voltar.

E lembrando que o filme foi lançado recentemente na versão Blu-ray, nos Estados Unidos e é um dos mais vendidos por lá. O filme Final Fantasy VII: Advent Children será exibido no Animax dia 27 de julho, no bloco Reciclo, exibido toda segunda-feira as 21h. Quem quer ver um show de computação gráfica ou simplesmente gosta de anime bem feito, é uma grande oportunidade.


Trailer


0 comentários:

Postar um comentário