domingo, 13 de setembro de 2009

iPod touch não tem câmera por questão de custos, diz Jobs

Depois do anúncio que o iPod nano ganhou uma câmera, a pergunta que ficou no ar foi: por que o iPod touch também não recebeu o equipamento? O executivo maior da Apple, Steve Jobs, respondeu à pergunta em entrevista dada ao New York Times ontem.


Steve Jobs em conferência de 2007

Segundo Jobs, a Apple aposta no iPod touch como uma plataforma de games, concorrendo com os gigantes do segmento, Nintendo DS e Sony PSP. Por isso, era importante manter o preço do aparelho baixo. Colocar câmera faria o preço ser mais alto.

Nas palavras de Jobs, "originalmente, não estávamos certos de como comercializar o touch. Era um iPhone sem o telefone? Um computador portátil? O que aconteceu foi que os consumidores nos disseram que começaram a vê-lo como uma máquina de games".

Com a App Store consagrada e com diversos títulos a preços baixos, a oferta de jogos hoje é muito grande, em um formato lucrativo para a empresa, para as produtoras e barato para os consumidores.

A questão, porém, parece ser como os jogos serão adaptados à plataforma do iPoid touch. Já são muitas produtoras trabalhando com esse formato, entre elas a Gameloft, especializada em jogos para celular, Activision, da série Guitar Hero e EA, da série Madden e FIFA.

Se as produtoras conseguirem tranasformar a interação touch em uma forma interessante de se jogar games mais pesados, o iPod touch tem tudo para incomodar os concorrentes da Nintendo e da Sony - porque apelo comercial o aparelho já tem.

Câmera que não tira fotos
Jobs também explicou porque a câmera do iPod nano só filma, não tira fotos. Os sensores de vídeo são extremamente finos, enquanto os de fotos, como os do iPhone 3GS, são mais grossos. Não seria possível colocar esse equipamento no nano, que tem como característica ser fino (5 mm).

0 comentários:

Postar um comentário