sexta-feira, 11 de setembro de 2009

J-style – Visual Kei


Apesar do nome, que denotaria o foco mais no visual do que na música das bandas que se autodenominam desse estilo, o Visual Kei explora tanto a música quanto a caracterização e composição da aparência muitas vezes mesclando-as.

image001
David Bowie como Ziggy Stardust
Pode-se dizer que o visual kei teve sua inspiração nas bandas de glam rock, movimento musical que se popularizou na década de 70. Um exemplo de músico de sucesso do glam rock foi o músico David Bowie durante o período em que “interpretava” um personagem, o alienígena Ziggy Stardust em suas apresentações, que eram mais do que shows e sim performances. Novamente, como muitos aspectos da cultura pop do país, os japoneses absorveram essa influência externa e a transformaram criando uma nova identidade, surge então na década de 80 o Visual Kei. Entre as bandas precursoras podemos citar D’erlanger, Buck Tick, Color e a que gerou o nome X-Japan, com seu slogan “PSYCHEDELIC VIOLENCE CRIME OF VISUAL SHOCK”

image004
Pôster da banda X Japan

Como no Glam Rock e até o Glam Metal (com bandas como Poison e Twisted Sisters) seus integrantes geralmente têm aspecto bem andrógino sendo que alguns assumem um “alter-ego” feminino como o vocalista da banda Malice Mizer, Mana. Além disso o estilo visual kei pode ser identificado pela exuberância com cores fortes na coloração dos cabelos,penteados extravagantes e roupas impactantes. As influências e temas podem ser diversos e logo começaram a surgir subdivisões como as que citarei abaixo:
Oshare Kei tem a característica de ser mais pop, colorido e leve tanto no visual quanto nas músicas podemos usar como exemplo e banda Antique Café ou AN CAFÉ.
Iryou Kei é a denominação usada para bandas que usam ou usaram em algum álbum específico a temática médica ou de hospital com bandagens, curativos e gazes além de uniformes hospitalares como a banda PIERROT.
Eroguro Kei surgiu do termo Erotic and Grotesque (Erótico e Grotesco) com junção e pronuncia a maneira japonesa. Bandas desse estilo geralmente compõem suas músicas e seu visual ligados a temas representativos de decadentes de sexualidade, horror chocante e humor sádico como a banda cali?gari que tinha como tópico no single “Kimi ga Saku Yama” de 2000 a necrofilia.
Angura Kei vem de “underground kei”, ou seja, a cena mais desconhecida e de pouca visibilidade nas mídias.  Dentro dessa categoria encontram-se bandas que preferem enfocar fortemente na cultura tradicional japonesa e valorizá-la como a banda Omnyouza que canta o tema de abertura do anime Basilisk.

image006
Banda Onmyouza


A grafia das bandas de Visual Kei é tão peculiar como sua estética e pode combinar o alfabeto japonês com o “romanji” (a escrita de algarismo romanos que utilizamos) com diversos outros símbolos além da utilização misturada de letras maiúsculas e minúsculas, aqui é onde provavelmente cometerei alguns erros, mas eis alguns exemplos: L’Arc~en~Ciel, KuRt, HIZAKI grace project, Kagrra, e ?-miyavi.
Galeria de Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário